O Centro Social e Paroquial de Santo António, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada pelos valores cristãos e espirituais da Igreja Católica, é sedeado na freguesia de Vila Real, R. Afonso Duarte nº 1 cidade de Vila Real. Este Centro Social tem como missão salvaguardar e proteger os mais necessitados, garantir a dignidade humana e divulgar os princípios da solidariedade, da família, do amor ao próximo.
Para promover o bem-estar dos paroquianos e a todos aqueles que precisam de ajuda, os princípios orientadores dos colaboradores e membros da Direção pautam-se pela transparência, equidade, generosidade em cada gesto e palavra, fomentando a união, a palavra de Deus, responsabilidade, respeito pela individualidade, paz e harmonia em todas as suas vertentes.
As Instituições de Solidariedade Social sem fins lucrativos lutam diariamente pelo bem estar dos mais necessitados, tentando cumprir a liberdade de cada um, as expetativas e as necessidades, o enquadramento legal e jurídico das IPSS, da manutenção dos acordos de cooperação, da escassa participação da sociedade na responsabilidade social e civil, na ausência do núcleo familiar no percurso do envelhecimento, por isso cabe ao Centro Social e Paroquial de Santo António reinventar-se constantemente para cumprir e fazer cumprir a sua missão perante obstáculos burocráticos e financeiros que tentam desvirtuar o lema da sua fundação.
De forma persistente, com a energia dos seus colaboradores, a fé dos seus utentes, a esperança dos seus familiares e parceiros generosos, o nosso leme tem levado o barco a bom porto, tendo disponível para a população serviços de qualidade, com equipamentos novos, infraestruturas renovadas e adequadas às necessidades dos utentes, através de duas áreas de intervenção: infância e geriatria. Como respostas sociais, com apoio do Estado, dispomos de uma creche para crianças dos 0 aos 3 anos e, para os mais idosos, um Centro de Dia, um Apoio Domiciliário e uma Estrutura Residencial para Idosos (Lar de Idosos). Só através destas forças, das sinergias das partes interessadas, da mão humana de Deus, tem sido possível crescer num cenário de crise, não só financeira como de valores, tornando a nossa missão de divulgação dos princípios cristãos imprescindível, não permitindo que esta sociedade se descaracterize e perca a sua identidade.
Mas esta viagem não compete apenas aos membros da Direção nem ao Pároco da freguesia, mas a todos Vós, uma sociedade com responsabilidade na intervenção social, compreensiva pelas dificuldades que atravessamos, colaborantes no crescimento deste Centro Social que nasceu para os Vossos antecessores e pretende auxiliar os Vossos descendentes, pois foi para a humanidade que Cristo sacrificou a sua vida e ensinou aos demais o quão importantes são os seus princípios e valores.
Não divulgue apenas vontade, mas partilhe e expresse esse sentimento a quem mais precisa.